Um grupo de orcas que aterroriza e afunda barcos na costa da Espanha desde 2020 desenvolveu sua própria linguagem, afirmam cientistas.
A feroz líder do grupo, conhecida como Gladis Branca, foi flagrada se comunicando com suas companheiras em linguagem nunca antes ouvida, o que está intrigando os especialistas.
Gladis e suas chamadas "alunas gladiadoras" têm atacado embarcações no Estreito de Gibraltar. Desde o início dessa onda de caos, pesquisadores têm estudado as orcas para tentar descobrir por que elas atacam com tanta frequência.
Cientistas conseguiram gravar o grupo enquanto navegavam pelas águas espanholas e descobriram uma atividade incomum. Um conjunto único de sons foi captado entre Gladis Branca e suas seguidoras — elas parecem estar se comunicando.
Esse dialeto apresenta quatro sons diferentes que parecem não se parecer com nada que já tenha sido gravado antes envolvendo a espécie predadora.
"Estudamos essas orcas há 30 anos. Até agora, acreditava-se que elas eram muito silenciosas. Mas agora descobrimos que seus chamados são totalmente diferentes de qualquer outro. Do ponto de vista da conservação cultural, isso é simplesmente incrível. É como encontrar, de repente, uma nova língua (humana) no meio da Europa", declarou Renaud de Stephanis, presidente do Centro de Conservação, Informação e Pesquisa sobre Cetáceos (Circe) na Espanha.