Uma píton-reticulada fêmea descoberta na região de Maros, na ilha de Sulawesi, na Indonésia, foi oficialmente medida com 7,22 metros de comprimento, tornando-se a cobra selvagem mais longa já documentada.
A marca foi confirmada pelo Guinness World Records (GWR). A espécie é identificada como Malayopython reticulatus e foi medida em 18 de janeiro, após ter sido encontrada no final de 2025. Segundo o GWR, o comprimento da cabeça à ponta da cauda equivale aproximadamente:
À largura de um gol oficial da FIFA
A mais de seis carrinhos de supermercado enfileirados
A organização ainda destacou que, sob anestesia, quando o corpo da cobra relaxa totalmente, o comprimento pode ser até 10% maior, embora essa condição não tenha sido testada por razões médicas e de segurança.
Especialistas organizaram expedição
A píton foi avaliada pelo guia e socorrista de animais silvestres Diaz Nugraha, de Kalimantan (Bornéu), junto ao explorador e fotógrafo de natureza Radu Frentiu, que vive em Bali. De acordo com o GWR, os dois organizaram uma viagem a Sulawesi após ouvirem relatos sobre uma cobra excepcionalmente grande, com o objetivo de registrar oficialmente o recorde.
Animal foi resgatado para evitar maus-tratos
A serpente ficou sob os cuidados do ambientalista local Budi Purwanto, que a resgatou em dezembro de 2025 para impedir que fosse maltratada. Atualmente, a píton vive em um grande recinto em uma propriedade no Condado de Maros, onde Purwanto mantém outras cobras resgatadas.
Píton pesa quase 100 quilos
Além da medição do comprimento, o animal foi pesado em balanças usadas para sacos de arroz. O peso registrado foi de 96,5 quilos, valor semelhante ao de um panda-gigante adulto, segundo o Guinness.
Os avaliadores destacaram que a cobra não havia se alimentado recentemente e que, após uma grande refeição, poderia ultrapassar os 100 quilos.
“Ibu Baron” impressiona pela força muscular
A píton recebeu o nome de “Ibu Baron”, que significa “A Baronesa”. Segundo Radu Frentiu, a característica mais impressionante do animal é a força de sua musculatura e sua enorme capacidade de expansão ao engolir grandes presas.