Com vista para a Serra da Ibiapaba, o sertão e as dunas de Barroquinha, Ricardo Sérgio, técnico em construção civil, construiu sua casa octogonal sobre a Pedra da Baliza, em Chaval (CE), cercado pela mata nativa.
A casa tem atraído viajantes, que percorrem cerca de 18 km pela zona rural de Chaval até a localidade de Passagem para conhecê-la. Com dois andares, a casa foi construída sobre a Pedra da Baliza, a 104 metros de altitude, o que garante boa ventilação e vista privilegiada do nascer e pôr do sol.
A casa octogonal tem sala no primeiro piso e suíte no segundo, com varandas que abrigam áreas como a cozinha. Ao redor, poças formadas por chuva viram piscinas naturais. A Pedra da Baliza, onde foi construída, servia como ponto de referência para caçadores e vaqueiros na região.
Nos últimos anos, a casa ganhou destaque nas redes sociais e passou a receber visitantes, algo que Ricardo vê com apreensão, mas também com satisfação.
Visitas frequentes
Ricardo permite visitas apenas à tarde, das 14h às 18h, e reforça que sua casa não é hospedagem nem ponto comercial. Em maio, Ellen Lima e Thiago Pessoa, que viajam de motorhome pelo Brasil desde 2024, visitaram a casa de Ricardo. Ao saberem da Pedra da Baliza antes de seguirem do Ceará ao Piauí, pediram autorização e chegaram à tarde, como solicitado. Parte do trajeto foi feita de carro e o restante a pé.
A construção e o desafio de um sonho
A antiga propriedade da família de Ricardo foi recomprada por ele após anos de trabalho no Piauí. Com poucos recursos, levou cerca de seis anos para construir a casa, concluída em 2022. Desde então, segue fazendo melhorias, como o conserto de um poço para armazenar água da chuva. Sem renda fixa e sem apoio da prefeitura, ele depende essencialmente de doações de visitantes para levar a obra para frente.
No início, Ricardo enfrentou a presença de caçadores na região, onde há animais como o mocó. Embora já tenha considerado transformar o local em ponto turístico, busca formas de permitir visitas sem abrir mão da tranquilidade.
(Com informações do g1/CE)