No primeiro semestre de 2025, a Inspetoria de Proteção Ambiental da Guarda Municipal de Fortaleza resgatou 192 animais silvestres em diversas regiões da capital cearense. Entre os animais encontrados estavam jiboias, gambás, gaviões-carijós, iguanas, corujas, cágados e papagaios.
Os resgates foram realizados em bairros como Passaré, Lagoa Redonda, Montese, Cambeba, Mondubim, Boa Vista, Paupina, Parquelândia e Bom Jardim, entre outros. A presença desses animais em áreas urbanas geralmente está relacionada à busca por alimento ou à destruição de seus habitats naturais.
Ações preventivas
Além das ações de resgate, a Inspetoria também atua com patrulhamento preventivo em áreas verdes da cidade, como os parques Rio Branco, Raquel de Queiroz, Bisão, Parreão, Polo de Lazer Sargento Hermínio e o Parque Zoobotânico Passaré. A unidade ainda colabora com o combate a crimes ambientais e oferece apoio à Agência de Fiscalização de Fortaleza.
Moradores que identificarem animais silvestres em risco podem acionar a Inspetoria de Proteção Ambiental pelo número 190, através da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).