Um dos casos suspeitos de intoxicação por metanol no Ceará, notificado neste domingo (5) à Secretaria da Saúde, envolve um homem de 55 anos encontrado morto em casa no município de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Fortaleza.
O homem tinha histórico de alcoolismo, consumindo álcool desde os 19 anos. O caso está sendo investigado conforme protocolo e deve ser descartado em breve, segundo Antônio Lima, secretário executivo de Vigilância Sanitária em Saúde.
Até a manhã desta segunda-feira (6), o Ceará registrou quatro casos suspeitos de intoxicação por metanol. Dois foram descartados e dois seguem em investigação. Segundo Antônio Lima, é provável que o caso de São Gonçalo do Amarante seja descartado ainda nesta segunda-feira (6), após a conclusão da investigação do óbito pela Perícia Forense do Ceará (Pefoce).
Notificações no Ceará
Atualmente, o Ceará tem dois casos em investigação, segundo a Secretaria da Saúde. Dois casos já foram descartados após exames negativos para metanol. Segundo o secretário executivo de Vigilância Sanitária em Saúde, os dois casos de internação em Quixeramobim têm em comum o consumo de bebida alcoólica entre adolescentes.
Dois casos suspeitos foram descartados:
- Adolescente internado em Quixeramobim, com caso notificado no sábado (4)
- Uma paciente de Caucaia internada em Fortaleza, com caso notificado no domingo (5)
Dois casos suspeitos seguem em investigação:
- Adolescente internado em Quixeramobim, com caso notificado na noite deste domingo (5)
- Homem encontrado morto em São Gonçalo do Amarante, com caso notificado na noite deste domingo (5).
O caso em investigação envolve um paciente com sintomas de embriaguez e consumo excessivo de álcool. A persistência de sintomas levou à notificação de suspeita de intoxicação por metanol. O primeiro adolescente, cujo caso foi descartado em Quixeramobim, apresentou melhora após 24 horas. Já a paciente de Caucaia, internada em Fortaleza, não consumiu álcool em excesso e seu quadro de saúde pode ter sido agravado por comorbidades associadas.
(Com informações do g1/CE)