A Polícia Militar do Ceará (PMCE) resgatou cobra jiboia na terça (1º). A espécie pertencente à família boa constrictor, serpente de médio porte, pode atingir até quatro metros de comprimento, mas não tem peçonha. O animal estava em um terreno no bairro Sapiranga – Área de Integrada de Segurança 7 (AIS 7) da Capital.
O que aconteceu
O animal foi resgatado de forma segura por um profissional da PMCE. Foi constatado que a serpente não apresentava nenhum ferimento aparente e ela foi encaminhada para uma Reserva Ecológica, onde foi devolvida ao seu habitat natural, longe de ambiente habitado.
Animais em zona urbana
A jiboia é prejudicado por causa do desmatamento das florestas e das queimadas, que acabam com as suas fontes de alimentos, favorecendo o aumento desses animais na zona urbana.
Dicas para resgate de animais
. Manter a distância e observar. Evitar se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos.
. Fazer contato com o Corpo de Bombeiros ou o BPMA, ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade.
. Evitar alimentar animais silvestres.
. Manter o ambiente seguro. Verificar se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres, como cobras. Mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente, em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes.