Breno Araújo Xavier da Silva, conhecido como “Blindado” e apontado como chefe do Comando Vermelho no Ceará, morreu em confronto com a polícia na tarde desta quarta-feira (11), em Atibaia, no interior de São Paulo.
Ele era procurado pela Justiça do Ceará e tinha três mandados de prisão em aberto. Entre os crimes atribuídos a ele estão as ordens para os assassinatos do advogado criminalista Silvio Vieira da Silva, em 2025, e do personal trainer Felipe Lucena, em 2022, ambos em Fortaleza.
Localização e fuga
Segundo a Polícia Civil, Blindado foi localizado a partir de investigações conduzidas pela 10ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (10ª DHPP) e pela Delegacia de Combate ao Tráfico de Armas, Munições e Explosivos (Desarme), no Ceará.
As apurações indicaram que o criminoso passou um período escondido em uma comunidade do Rio de Janeiro, onde mantinha ligação com lideranças locais da facção. Após uma operação realizada no ano passado, ele teria fugido pela mata e passado a se esconder no interior paulista.
Confronto e apreensões
Conforme a polícia, ao perceber a chegada dos agentes, Blindado atirou contra as equipes e tentou lançar um artefato explosivo. Houve revide, e o suspeito foi baleado. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
Na ocasião da sua prisão, Breno reagiu, na posse de pistola, fuzil e granada. A Polícia Civil, tanto do Ceará quanto de São Paulo, precisou reagir de forma firme, afirmou o delegado Ícaro Coelho, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) do Ceará.
No local, foram apreendidos um fuzil, uma granada, uma pistola e dezenas de munições.
(Com informações do g1/CE)