O advogado José Lourinho Coelho Neto foi absolvido pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), após ingressar com um recurso contra a condenação a 5 anos e 6 meses de reclusão, pelo crime de extorsão, em decisão proferida pela 1ª Vara da Comarca de Quixeramobim.
O réu foi acusado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) de extorquir um homem suspeito de estupro e exigir R$ 20 mil para não denunciá-lo. O advogado teria tomado conhecimento do crime ao ser acionado para representar a vítima do estupro.
FOI PRESO
O advogado José Lourinho foi condenado a 5 anos e 6 meses de reclusão, em regime semiaberto, por decisão da 1ª Vara da Comarca de Quixeramobim, no dia 23 de abril deste ano.
Na decisão, o juiz ressaltou que a condenação veio "após profunda reflexão acerca das provas constantes nos autos, tenho por segura a vinculação do acusado nos atos criminosos volvidos à extorsão" e que "a conduta do acusado não revela bondade, mas sagacidade criminosa à busca da extorsão em proveito próprio".
José Lourinho ficou preso por quase um mês e meio. Quando foi solto, no dia 1º de abril deste ano, ele comemorou a saída da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), com a publicação de uma foto nas redes sociais, na frente do presídio, de joelho e com as mãos para cima, em agradecimento.
Com informações do Diário do Nordeste.