SEÇÕES

'Anja da Noite', suspeita de integrar facção, vai para prisão domiciliar no Ceará

A mulher de apenas 20 anos e mãe de dois filhos é apontada de atuar no tráfico de drogas em Horizonte (CE)

A suspeita atuava em ações de roubo e no tráfico de drogas | Foto: Reprodução
Siga-nos no

A jovem Iara Vitória da Silva Castro, 20, conhecida como 'Anja da Noite', é apontada como uma das integrantes da facção criminosa Guardiões do estado (GDE) na região de Horizonte, no Ceará. A jovem, que estava detida há pouco mais de um mês, passou a cumprir prisão domiciliar nessa quarta-feira (28). Iara Vitória foi presa por suspeita de ser integrante da facção cearense com atuação no tráfico de drogas.

O Ministério Público do Ceará (MPCE) solicitou a conversão da prisão preventiva em prisão domiciliar na terça-feira (20). Pois, a jovem é mãe de dois filhos de 3 e 7 anos, "circunstância que faz presumir a necessidade de maiores cuidados por parte da requerente", afirmou. 

A partir de agora, a 'Anja da Noite' será monitorada por tornozeleira eletrônica, além de não poder se ausentar de sua residência sem uma autorização judicial expressa. Iara Vitória ainda não recebeu uma sentença condenatória.

A advogada Roberta Studart, que representa a defesa de Iara Vitória, afirmou que sua cliente "não possui antecedentes criminais e responde a imputação que, em sua tipificação, não envolve violência direta, o que autoriza a substituição da prisão preventiva pela domiciliar, conforme entendimento consolidado do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça".

Segundo o relatório policial, a mulher "é o 'braço direito' de um homem conhecido como 'Igor' na venda e distribuição de drogas da região" e teve a prisão decretada em agosto de 2025. Quatro meses depois, Yara foi capturada na cidade de Jaguaruana, no interior do Ceará e levada à Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF), no município de Aquiraz. 

A prisão aconteceu após uma operação da Polícia Civil do Ceará (PCCE), que encontrou os dados de 'batismo' da jovem no celular de Patrícia de Paula de Sousa Bezerra - apontada como uma das lideranças da GDE no Estado do Ceará - e capturada no final de 2024 .

LÍDER DA GDE FOI A RESPONSÁVEL POR 'BATIZAR' A 'ANJA DA NOITE'

No celular de Patrícia de Paula de Sousa, conhecida como 'Fatare' ou 'Água' foram encontrados os dados de cadastro da jovem na facção cearense, incluindo a "quebrada" em que ela atuava, os "padrinhos", o tempo no crime e até as funções que ela exercia na organização.

'Fatare' era responsável pelo 'batismo' de novos membros, além de integrar o "Conselho Final" da GDE. O delegado adjunto da Draco, Thiago Salgado, afirmou que a posição da mulher na facção era estratégica: "É uma forma do grupo criminoso deixar uma pessoa alheia aos crimes violentos que ocorrem em decorrência da disputa territorial. Era uma pessoa que estava acima disso. Nos homicídios que ela é investigada, ela aparece na condição de mandante, que dava o aval".


Tópicos
Carregue mais
Veja Também