Criminosos têm ameaçado e atacado provedores de internet em Fortaleza para tentar controlar o monopólio do serviço. O g1 apurou que uma empresa que atua no Bairro Sabiaguaba está sendo impedida de operar e teve equipamentos destruídos por uma facção, acumulando um prejuízo de R$ 100 mil.
Famílias afetadas e clientes ameaçados
Segundo a provedora, cerca de 100 famílias estão sem internet após um ataque registrado em 2 de dezembro. Criminosos quebraram caixas de distribuição, arrancaram fios dos postes e até ameaçaram clientes, ordenando que cancelassem o serviço junto à empresa.
O que diz a polícia
A Polícia Civil informou que está investigando o ataque na Sabiaguaba. As apurações são conduzidas pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), que realiza oitivas e diligências para esclarecer o caso.
Ataques recorrentes
Este não é um caso isolado. No início do ano, outros provedores também foram alvos de ataques. A SSPDS afirma que 80 suspeitos envolvidos em crimes contra provedores já foram capturados em 2025, incluindo donos de provedores clandestinos, executores dos ataques e mandantes de crimes como ameaça, homicídios e tráfico de drogas.
Importância do Boletim de Ocorrência
A pasta reforça a necessidade de registrar Boletim de Ocorrência em qualquer situação criminosa. O B.O pode ser feito presencialmente em qualquer delegacia ou pela Delegacia Eletrônica (Deletron), no site oficial, a qualquer hora, em todo o Ceará.