SEÇÕES

Facção exigia diária de R$ 1 mil para que comércio de água funcionasse em Sobral

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) disse que 10 pessoas foram presas em flagrante suspeitas de integrar organização criminosa.

Prisão de suspeitos em Sobral | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Dez pessoas foram presas em Sobral (CE) suspeitas de ameaçar e extorquir distribuidores de água mineral na cidade. De acordo com a Polícia Civil, comerciantes do ramo denunciaram que estavam sofrendo ameaças e extorsões de membros de uma facção criminosa, que exigiam pagamento diário de R$ 1 mil para que as vítimas pudessem trabalhar.

INVESTIGAÇÃO

As pessoas foram presas entre a quarta-feira (4) e a sexta-feira (6). A polícia descobriu que as empresas eram obrigadas a repassar uma parte do valor de cada venda de garrafão de água para o grupo criminoso, em uma espécie de “taxa” imposta sobre cada venda.

Criminosos determinam taxas a vendedores de água em Sobral | FOTO: Reprodução

Já nos bairros, os donos de estabelecimentos eram ameaçados e coagidos a vender exclusivamente uma determinada marca de água, justamente aquela controlada pela facção, o Comando Vermelho (CV), de origem carioca. 

Devido a essas ameaças em alguns fornecedores, a gente ficou sem receber o material para trabalho, que são as águas. Com isso, a gente teve que fechar alguns dias. O que a gente está sabendo é que em algumas regiões da cidade está zero de água, zerado. Algumas empresas foram fechadas e com isso está sendo quase impossível de se trabalhar. A demanda aumentou devido a alguns locais estarem fechados, não estarem trabalhando. Porém, a gente tem aquele receio de entregar em certos bairros e em determinados locais. Então, a gente está, digamos que, trabalhando só de acordo com a necessidade, revelou uma vítima ao g1.

O QUE DIZ A POLÍCIA?

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) disse que 10 pessoas foram presas em flagrante suspeitas de integrar organização criminosa.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também