SEÇÕES

Líder do CV acusado de 10 mortes no Ceará foge um mês após recaptura na Bolívia

A fuga, confirmada pelo governo boliviano, ocorreu quando autoridades dos dois países estavam em tratativas para a transferência de Jangledson para o Brasil.

Presídio de segurança máxima de Chonchocoro, na Bolívia | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Apontado como um dos criminosos mais perigosos do Ceará e líder do Comando Vermelho, Jangledson de Oliveira, vulgo "Nem da Gerusa", escapou da penitenciária San Pedro de Chonchocoro, considerada de segurança máxima, na Bolívia, nesta terça-feira. Ele estava preso desde o dia 13 de novembro.

A fuga, confirmada pelo governo boliviano, ocorreu quando autoridades dos dois países estavam em tratativas para a transferência de Jangledson para o Brasil. 

QUEM É O CRIMINOSO?

Acusado de pelo menos dez assassinatos no Ceará, "Nem da Gerusa" tinha nove mandados de prisão em aberto quando foi detido na cidade de Guayaramerín, fronteira da Bolívia com o Brasil, na altura do município de Guajará-Mirim (RO).

Nem da Gerusa era um dos criminosos mais procurados do Ceará e foi localizado e preso após investigação com apoio da inteligência da Polícia Civil e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.

FORAGIDO

Ele estava foragido do sistema prisional desde 12 de janeiro de 2016, condenado por roubo, organização e associação criminosa, além de crimes de trânsito. Após a fuga, deixou o Nordeste, passou pela Venezuela, retornou ao Brasil e se escondeu em comunidades do Rio de Janeiro.

De acordo com a polícia, mesmo fora do estado, ele continuava coordenando crimes no Ceará. Nos meses que antecederam a prisão, o monitoramento indicou que ele havia se mudado para a Bolívia, onde atuava na organização do tráfico internacional e no fornecimento de drogas para o estado. 

(As informações são do blog Carlos Madeiros, do UOL)

Tópicos
Carregue mais
Veja Também