A Polícia Federal, em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), deflagrou a Operação Falcão Peregrino, com foco na repressão ao tráfico internacional de drogas no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza.
Durante a operação, três pessoas foram presas em flagrante – sendo dois homens e uma mulher – ao tentarem embarcar com destino para Paris, França, transportando cápsulas de cocaína no estômago.
Até o momento, foram identificadas ao menos 100 cápsulas nos organismos dos envolvidos. Os três foram autuados por tráfico internacional de drogas e permanecem à disposição da Justiça Federal.
Atuação estratégica
Equipes da Polícia Federal atuaram de forma estratégica nas áreas externas do aeroporto, bancadas de check-in, controle migratório, setores de carga e bagagem, pátio das aeronaves e na análise de informações de passageiros nacionais e estrangeiros que utilizaram o terminal durante o período da operação.
A ação reforça o compromisso da Polícia Federal com o combate ao crime transnacional, com apoio da cooperação internacional, visando impedir que o Brasil seja rota para o tráfico de drogas e preservar a segurança do transporte aéreo.