Um novo grupo de 101 brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarcará em Fortaleza, Ceará, por volta das 10h30 desta sexta-feira (21).
Segundo o governo federal, profissionais do Ministério dos Direitos Humanos (MDH) estarão no local para garantir um “atendimento humanizado”. Já os passageiros que desejarem seguir para Belo Horizonte (MG) terão transporte em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).
situação migratória irregular
Esse será o terceiro voo com brasileiros deportados dos EUA a chegar ao país este ano. Até agora, 199 cidadãos retornaram ao Brasil por estarem em situação migratória irregular, sendo 88 no primeiro voo e 111 no segundo.
Na chegada do primeiro grupo, autoridades brasileiras foram surpreendidas ao encontrar passageiros algemados e relatos de abusos e condições precárias durante o processo de deportação.
O Ministério dos Direitos Humanos informou que o Aeroporto Internacional de Fortaleza contará com estrutura de apoio, incluindo acesso a água, alimentação, energia, internet e banheiros. Além disso, assistentes sociais e psicólogos estarão à disposição para acolher os deportados e auxiliá-los com serviços de documentação e regularização migratória.