Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Airbus choca-se com montanha e mata todos os seus 113 ocupantes

O acidente aconteceu poucos minutos antes de chegar ao seu destino.

Foi num dia como este, numa sexta-feira, em 31 de Julho de 1992, que o  voo Thai Airways International 311,um Airbus A310-304, caiu no Nepal, após chocar-se com uma montanha a uma altitude de 11.500 pés e uma velocidade de 300 milhas náuticas, matando todos os seus 99m passageiros e os 14 tripulantes, totalizando 113 mortos. 

O avião decolou do Aeroporto Internacional Don Mueang, Bangkok, Tailândia para o Aeroporto Internacional Tribhuvan, Katmandu, Nepal. O acidente aconteceu poucos minutos antes de chegar ao seu destino.

O voo 311 partiu de Bangkok às 10:30 (hora local). Ele estava programado para chegar em Katmandu às 12:55 (hora local). Depois de atravessar o espaço aéreo nepalês, os pilotos entraram em contato com o controle de tráfego aéreo e foram apuradas para uma abordagem de instrumento do sul chamada "Abordagem de Circulo Sierra VOR" para a pista 20. O controle nepalês de então não estava equipado com radar. 

Airbus A310-304

Pouco depois de relatar a posição Sierra, fixada dez milhas ao sul do VOR de Katmandu, a aeronave chamou o controle pedindo um pouso em Calcutá, na Índia por causa de um "problema técnico". Antes do controle poder responder, o voo cancelou sua transmissão anterior. O voo foi então eliminado para uma abordagem direta da Sierra para a pista 02 e disse para informar que deixavam 9.500 pés (2.896 m). O capitão pediu várias vezes os ventos e a visibilidade no aeroporto, mas o controle simplesmente disse que a pista 02 estava disponível. 

Uma série de comunicações frustrantes e enganosas (devido em parte aos problemas de linguagem e, em parte, à inexperiência do controlador de tráfego aéreo, que era estagiário com apenas nove meses de trabalho) se seguiu entre o controle de tráfego aéreo e os pilotos quanto à altitude e distância do voo 311 do aeroporto. O capitão pediu quatro vezes a permissão para virar à esquerda, mas depois de não receber uma resposta firme a seus pedidos, ele anunciou que estava virando à direita e subindo a aeronave para o nível de voo 200. 

O controlador que controla o voo 311 assumiu as transmissões do voo, aonde que a aeronave tinha cancelou a abordagem e estava virando para o sul, e ele limpou a aeronave para 11.500 pés (3.505 m), uma altitude que teria estado segura na área ao sul do aeroporto. O voo desceu de volta para 11.500 pés, passou por uma curva de 360 graus, passou pelo aeroporto para o norte e bateu em uma rocha íngreme em uma área remota do Parque Nacional Langtanga uma altitude de 11.500 pés.

Avião chocou-se contra montanha e matou todos os ocupantes

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES