Autora lista os 7 piores erros da linguagem corporal na entrevista

Aperto de mãos fraco e desviar os olhos do entrevistador são erros fatais

Avalie a matéria:
Candidatos devem se inclinar para a frente | Reprodução

O emprego dos seus sonhos surgiu. Você fez sua lição de casa: enviou o currículo e conseguiu a entrevista. E está confiante que a vaga é sua. Mas ao final da conversa com o recrutador você aperta as mãos dele, agradece pela oportunidade, mas enterra as chances de ser escolhido. De que forma? O aperto de mão foi fraco e você não conseguiu olhar nos olhos do entrevistador. Os erros mencionados parecem sem importância, mas podem custar a vaga, de acordo com a especialista Tonya Reiman, autora do livro " O Poder da Linguagem Corporal".

"Quando alguém encontra você pela primeira vez, a avaliação já começa a ser feita. Há uma quantidade enorme de informações sendo processadas, que determinam se o candidato é confiável ou amável. Essa impressão é baseada em princípio na comunicação não-verbal", diz. Assim, a partir do momento em que o candidato chega para uma entrevista de emprego até o momento em que sai, precisa estar bem ciente dos gestos e sinais não-verbais, segundo Tonya.

Veja abaixo os sete erros comuns de linguagem corporal que pode custar o trabalho:

Má postura: "As pessoas não percebem que a entrevista de emprego começa na sala de espera. Portanto, não se sente desleixado na cadeira na área de recepção", diz Tonya. "Para parecer confiável, deve-se sentar ou ficar em pé, com o pescoço alongado, orelhas e ombros alinhados, e o peito ligeiramente saliente." Segundo ela, a posição altera as substâncias químicas no cérebro para fazer as pessoas se sentirem mais fortes e confiantes e dá a aparência de credibilidade, força e vitalidade.

Aperto de mão ruim: As pessoas tendem a mostrar a sua personalidade dominante segurando a mão dos entrevistadores e levando-as para baixo, mas isso diz ao entrevistador que você precisa se sentir poderoso. "Em vez disso, o aperto de mão deve ser mais natural, e o candidato deve sempre esperar que o entrevistador estenda a mão primeiro."

Palmas das mãos suadas: Não há nada pior do que apertar as mãos de alguém que tem as palmas das mãos úmidas. "Vá ao banheiro e lave os pulsos sob água fria", sugere. "Isso vai deixar as palmas das mãos secas durante cerca de 10 minutos para o primeiro aperto de mão, que deve ser forte e poderoso, não suado e inseguro".

Falta de contato com os olhos: "Certifique-se de que está tendo contato com os olhos do entrevistador?, diz Tonya. "Se você não fizer isso, o entrevistador vai supor que você é inseguro, não tem uma resposta adequada para a questão que se coloca ou o está enganando. Mesmo que isso tudo não seja verdade, a percepção é tudo em uma entrevista de emprego.?

Inquietação: Jogar com o cabelo, tocar o rosto ou qualquer outro tipo de inquietação pode ser uma grande distração para o entrevistador. Isso também demonstra falta de poder. ?Quando tocamos nossos rostos ou cabelo é porque precisamos de ?autoconforto? ou de uma espécie de calmante. É essa a mensagem que deve ser enviada ao entrevistador??

Parecer distraído ou desinteressado: Mexer-se muito na cadeira ou cruzar e descruzar as pernas podem dizer ao entrevistador que você está entediado. Em vez disso, demonstre interesse, inclinando-se ligeiramente para a frente, inclinando e acenando com a cabeça.

Não sorrir: Tonya diz que sorrir demonstra confiança, abertura, calor e energia. "Também estimula o ouvinte a sorrir de volta. Sem o sorriso, o indivíduo é muitas vezes visto como carrancudo ou indiferente", conclui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES