O Banco do Brasil alertou sobre o "golpe do falso concurso", que tem circulado em redes sociais. O golpe começa com uma página falsa de inscrição, que redireciona o usuário para um site que solicita pagamento via PIX ou boleto para a inscrição e compra de material de estudo.
TAMBÉM NO INSTAGRAM
Os criminosos também usaram um perfil no Instagram para divulgar notícias falsas sobre concursos públicos. Em uma postagem, criaram uma falsa reportagem imitando a identidade visual do g1, com o objetivo de enganar as pessoas e fazê-las acreditar nas informações.
CASO FOI DENUNCIADO ÀS AUTORIDADES
Após receber reclamações de vítimas, o Banco do Brasil denunciou o caso às autoridades e conseguiu remover o site e a página do Instagram utilizados pelos criminosos. Em nota, o banco afirmou que não há inscrições abertas para concursos nem previsão de novos processos seletivos.
"Reforçamos que não há definição sobre um novo concurso no momento e, por padrão administrativo, sempre comunicamos formalmente qualquer novidade relevante sobre o tema", afirmou a instituição em nota.
Para evitar cair nesse golpe, o Banco do Brasil recomenda:
- Desconfie de links recebidos por e-mail, SMS e redes sociais.
- Mensagens com informações alarmantes ou urgentes geralmente são falsas.
- Consulte sempre o site oficial do Banco do Brasil e outros canais de informação confiáveis.
- Verifique sempre o destinatário antes de fazer uma transferência, PIX ou qualquer tipo de pagamento.
- Caso tenha feito o pagamento do boleto ou PIX, conteste a transação pelos canais de atendimento do Banco do Brasil. Se o pagamento foi feito em outro banco, conteste na própria instituição financeira.
O que fazer em caso de dúvidas?
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Relacionamento, disponível 24 horas por dia pelos números 4004 0001 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 0001 (demais localidades).