Após cancelar as provas objetivas do concurso da Polícia Militar do Piauí (PMPI), a banca ? o Núcleo de Concurso e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí (Nucepe) ? divulgou um novo cronograma. Com as alterações, as avaliações objetivas serão reaplicadas no dia 23 de fevereiro. A partir do dia 17 de fevereiro, os candidatos poderão imprimir o cartão de inscrição com o local de prova, que estará disponível no site da organizadora. De acordo com a banca, os candidatos que estavam inscritos, mas faltaram à prova no último domingo (1/12), também poderão realizar a nova avaliação.
Prova anulada
Segundo o comunicado oficial que informava a anulação das provas, assinado pelo secretário de Administração e o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí (PMPI), a banca organizadora adotou todas as medidas de segurança necessárias para realizar o concurso. No entanto, ainda assim, foi descoberta pela Polícia Civil do estado (PCPI) uma tentativa de fraude. A ?Operação Certame" foi deflagrada com a prisão em flagrante de cinco pessoas em Teresina/PI e oito em Picos/PI. A PMPI garante que não houve divulgação do gabarito oficial e tampouco suspeita de vazamento.
A organização criminosa atuava na prática de fraudes em concurso na capital Teresina. Entre os integrantes da quadrilha está um policial militar que fazia a mediação entre as pessoas que realizavam as provas e aquelas que compravam o gabarito. Após receber o gabarito de uma candidata já pertencente à quadrilha, o PM fazia transmissão dos gabaritos por meio de celular para participantes que já haviam pagado pelo mesmo.
Os candidatos fraudadores foram descobertos e conduzidos à sede do Greco, inclusive o policial militar e a candidata responsável por fornecer o gabarito. Também foram apreendidos celulares contendo o gabarito enviado por mensagem para os concurseiros conduzidos. De acordo com a PCPI, todos os ouvidos confessaram a fraude, informando inclusive os valores que teriam pagado ao policial pela facilitação no certame.
A operação contou com a participação de 40 policiais civis do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) e do Núcleo de Inteligência, além do Comando de Policiamento da Capital (CPI) e da Corregedoria da Polícia Militar.
O concurso
Ao todo, 30.506 pessoas se inscreveram no concurso que oferta 430 vagas de níveis médio e superior - a concorrência geral é de, aproximadamente, 70 candidatos por chance. As avaliações foram aplicadas nas cidades de Teresina, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Corrente.
Do total de vagas, 400 são para soldado, que exige nível médio, e 30 de oficial, para candidatos com nível superior. Os salários iniciais para os novos policiais serão de R$ 2.047,63 para soldados e R$ 3.897,04 para oficiais, além de adicional noturno, auxílio-refeição e fardamento gratuito.