A Polícia Civil do Piauí (PC-PI) aplica neste domingo (25) as provas do concurso público destinado ao preenchimento de 416 vagas para cargos efetivos da corporação.
Os salários variam de R$ 7.210,48 a R$ 20.601,38, a depender da função, tornando o certame um dos mais aguardados da área de segurança pública no estado. A seleção é organizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Provas em dois turnos
As provas serão realizadas em dois turnos. Pela manhã, os candidatos disputam os cargos de Delegado e Perito Oficial Criminal. Já no período da tarde, será aplicada a prova para o cargo de Oficial Investigador.
Ao todo, o concurso registrou 37.111 inscritos, distribuídos entre as vagas ofertadas.
Vagas imediatas e cadastro de reserva
Das 416 vagas previstas no edital, 200 são para provimento imediato, sendo 30 para delegado, 150 para Oficial Investigador e 20 para Perito Oficial Criminal. As outras 216 vagas compõem o cadastro de reserva, que poderá ser utilizado conforme a necessidade da administração pública.
Convocações previstas
A expectativa do Governo do Estado é que os primeiros aprovados sejam convocados a partir de 2027, com o objetivo de reforçar o efetivo da Polícia Civil em todas as regiões do Piauí.