China e OMS vão investigar juntas origem da Covid-19

País afirma que está finalizando preparativos para receber a visita. Diretor da OMS criticou nesta semana demora para liberação da entrada da equipe de especialistas.

O vice-ministro da Comissão Nacional de Saúde da China, Zeng Yixin, durante coletiva de imprensa em Pequim, no dia 18 de dezembro de 2020 | Foto: Tingshu Wang/Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A China garantiu neste sábado (9) que está finalizando os preparativos para receber a missão da Organização Mundial da Saúde (OMS) que investigará em Wuhan a origem da Covid-19. O órgão criticou nesta semana o país por demorar para liberar a viagem.

A afirmação das autoridades chinesas ocorreu depois de o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ter afirmado que estava "muito decepcionado" com Pequim por não ter finalizado as permissões necessárias para a chegada da equipe de especialistas da organização a Wuhan.

O vice-ministro da Comissão Nacional de Saúde da China, Zeng Yixin, durante coletiva de imprensa em Pequim, no dia 18 de dezembro de 2020 — Foto: Tingshu Wang/Reuters 

"Assim que esses especialistas concluírem os procedimentos e confirmarem o plano, iremos a Wuhan para acompanhar as investigações", afirmou o vice-ministro da Comissão Nacional de Saúde, Zeng Yixin.

Dias antes, as autoridades chinesas se negaram a confirmar os detalhes da viagem, em um gesto que mostra o incômodo do regime chinês com o tema. O país tenta se desvencilhar da responsabilidade pela pandemia, que já deixou quase 2 milhões de mortos no mundo.

A OMS informou que a China garantiu que permitirá uma equipe de 10 pessoas.

"Temos uma equipe de especialistas para receber a equipe da OMS", disse Zeng, que espera que as investigações esclareçam a origem do coronavírus.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES