Covid-19: Piauí enfrenta 3ª semana com nível crítico de ocupação de leitos

A Nota Técnica divulgada nesta quinta-feira (10) pela Fiocruz aponta o estado entre as 9 unidades federativas com indicadores iguais ou superiores a 80% dos leitos ocupados.

Avalie a matéria:
Leitos de UTI | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí enfrenta há três semanas situação crítica em relação à ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19. A Nota Técnica divulgada nesta quinta-feira (10) pela Fiocruz aponta o estado entre as 9 unidades federativas com indicadores iguais ou superiores a 80% dos leitos ocupados.

Segundo os dados do Observatório Covid-19 da Fiocruz, a taxa de ocupação de leitos de UTI do SUS para adultos no Piauí relativas a 7 de fevereiro, é de 87%, o mesmo registrado no último dia 31 de janeiro. Na semana anterior (24 de janeiro), a taxa de ocupação era de 82%. 

Nas últimas três semanas, taxa de ocupação de leitos de UTI no Piauí  apresentou alerta crítico | FOTO: Reprodução

Estados em situação de alerta crítico quanto à taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid:

  1. Distrito Federal (99%)
  2. Mato Grosso do Sul (92%)
  3. Rio Grande do Norte (89%)
  4. Pernambuco (88%)
  5. Espírito Santo (87%)
  6. Piauí (87%)
  7. Tocantins (81%)
  8. Mato Grosso (81%)
  9. Goiás (80%)

Segundo a Fiocruz, com os dados até a semana epidemiológica 4 do ano 2022, há tendência de crescimento, com taxa nacional de incidência da SRAG acima de 5 casos por 100 mil habitantes. Os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas apresentam tendência de crescimento da incidência de SRAG nas últimas seis semanas.

A proporção de casos por infecção do vírus SARS-CoV-2 neste ano 2022, até este momento, foi de 79%, ao passo que para Influenza A foi em torno de 10%.

"Com a presença da variante Ômicron, com alta taxa de transmissão, será importante continuar o monitoramento de SRAGs nas próximas semanas. Permanecem importantes recomendações, que reduzem a probabilidade de transmissão de vírus respiratórios, como o uso de boas máscaras de proteção, medidas de distanciamento e testagem entre outras. A vacinação também deve seguir o curso para aumento de cobertura vacinal, bem como proporcionar doses de reforço para os grupos elegíveis, de forma a evitar as formas mais graves da Covid-19", destaca a Fiocruz.

Abertura de mais leitos de UTI

Nesta quinta-feira (10), foram abertos mais dez leitos de UTI para pacientes com Covid -19 no Hospital Getúlio Vargas (HGV). A iniciativa se deve à preocupação do governador Wellington Dias com o aumento no número de casos da doença no Estado.

Para o diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, com a abertura desses novos leitos o hospital terá uma estrutura para receber mais pacientes,  caso seja necessário.

“Nas últimas semanas tivemos aumento de casos, com detecção de pacientes que chegavam para fazer algum procedimento e testavam positivo. Assim, com a preocupação do Governo e orientação do Comitê de Operações Emergenciais (COE), abrimos mais leitos e agora estamos com 20. O que nos dá uma folga e podemos respirar mais tranquilos, pois com esses leitos, temos condições de atender mais pacientes¨ , explica o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES