Covid-19: Teresina registra redução de 35% dos óbitos em idosos

Redução dos índices em pessoas com idade igual ou superior a 80 anos foi influenciado pela vacinação em Teresina.

Avalie a matéria:
ery | ery
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de óbitos provocados pela Covid-19 apresentou uma redução de 35% em pessoas com idade igual ou superior a 80 anos em Teresina, segundo dados do Comitê de Operações Especiais (COE) municipal. Além disso, o índice de internações regrediu em 22%. 

De acordo com a análise, divulgada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), até o momento, esse foi o grupo prioritário com o esquema completo de vacinação contra a Covid-19, o que influenciou nos dados apresentados. No caso das internações, os pacientes podem ser oriundos de várias cidades, já a contabilização dos óbitos é restrita a quem declarou domicílio em Teresina.

LEIA MAIS:  Covid: Fila de espera de UTIs no Piauí cai ao menor índice

Redução dos índices foi influenciado pela vacinação do grupo em Teresina (Foto: Divulgação/ FMS)

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, avalia que esses dados refletem a eficácia da vacinação. “São pessoas que já receberam as duas doses e passaram dos 20 dias após a segunda dose. O resultado tem sido satisfatório tanto na redução de internações como no de óbitos, por essa razão pedimos que as pessoas não deixem de ir se vacinar quando está disponibilizada a dose nos postos”, diz.

O COE espera que os demais grupos vacinados em pouco tempo também fiquem protegidos com a vacinação. O presidente do COE, o infectologista Walfrido Salmito,  lembra que apesar de vacinadas as pessoas devem manter todos os cuidados. “Não é tempo para relaxar nas medidas de proteção. É necessário manter o uso de máscaras, fazer a lavagem das mãos e evitar aglomerações", orienta.

Sobre a vacinação contra a Covid-19, a FMS segue aplicando doses nesta quarta (28) com primeira dose dos idosos de 64 anos e segunda dose para idosos de 69 anos, na modalidade drive thru, em Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES