Covid: Gestantes e puérperas sem comorbidades podem ser vacinadas no Piauí

A decisão foi tomada após divulgação de nota técnica pelo Ministério da Saúde no fim da tarde desta terça-feira (6). Para esse grupo, estão liberados o uso dos imunizantes Coronavac e Pfizer

vacina | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de saúde, Florentino Neto, da Saúde, anunciou que o Piauí vai vacinar grávidas e puérperas a partir de 18 anos contra Covid-19, sem comorbidades. A decisão foi tomada após divulgação de nota técnica pelo Ministério da Saúde no fim da tarde desta terça-feira (6). Para esse grupo, estão liberados o uso dos imunizantes Coronavac e Pfizer. 

No entanto, segundo o gestor, a vacinação está condicionada a uma avaliação individualizada, compartilhada entre a gestante e seu médico, do perfil de risco-benefício, com apresentação da prescrição médica na hora da aplicação da vacina. "Nesse momento, o benefício da vacinação neste grupo é superior aos possíveis riscos em decorrência da vacina", afirma Florentino.

Grávidas sem comorbidades podem se vacinar contra covid no Piauí

Em maio, o Ministério da Saúde restringiu a recomendação de vacinação desse grupo apenas a gestantes com comorbidades, com uso de doses da Pfizer e da Coronavac. A decisão da Saúde de suspender temporariamente a oferta das doses para gestantes sem comorbidades e interromper da vacina AstraZeneca em grávidas e puéperas ocorreu após registro de um caso de trombose em uma grávida do Rio de Janeiro que recebeu a vacina.

De acordo com o Ministério da Saúde, com exceção do caso ocorrido no Rio de Janeiro, não foram identificados problemas de segurança relativos à vacinação de gestantes. Em relação as puérperas, a vacinação poderá ser feita normalmente e sem interrupção da vacinação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES