Entenda como coronavírus ataca pulmões e é eliminado pelo organismo - 3. Como o coronavírus ataca as células?

O coronavírus Sars-Cov-2 pode provocar grandes danos ao sistema respiratório e aos pulmões de pacientes infectados. Em casos mais graves da Covid-19, a síndrome respiratória pode levar a morte. Não há ainda um tratamento para a doença, mas o corpo humano tem mecanismos próprios para lutar contra a infecção. - 3. Como o coronavírus ataca as células?

Slide 3 de 8
Avalie a matéria:

3. Como o coronavírus ataca as células?

O coronavírus tem um formato que facilita sua ação nas células humanas. Seu corpo é envolvido com uma camada de proteínas que se parece com uma "coroa de espinhos", é daí que vem o nome "corona". É essa estrutura pontuda que tem a capacidade de se conectar às células humanas.

Os "espinhos" do coronavírus são chamados de proteína S, de spike, que em inglês quer dizer ponta. A proteína S se conecta à parede celular e, a partir daí, o vírus consegue introduzir seu material genético dentro da célula, e "sequestra" as funções celulares.

"Uma vez dentro das células, o material genético do vírus (RNA) comanda toda atividade interna da célula para se comportar como uma linha de produção de novos vírus", disse o pneumologista do hospital Oswaldo Cruz, Gustavo Prado.

Com a produção de bilhões de cópias do vírus feita pelas células atacadas, Prado explicou que um paciente infectado passa a liberar ainda mais vírus durante a respiração.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES