Lula afima que teve Covid-19 em Cuba e fez quarentena no país

Em nota oficial, o ex-presidente disse que cumpriu a quarentena no país e que não precisou ser internado

Lula teve covid em Cuba | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-presidente Lula (PT) anunciou nesta quinta-feira (21) que foi diagnosticado com Covid-19 em Cuba, durante uma viagem iniciada em 21 de dezembro, mas que já está recuperado da doença.

Além do exame positivo, o ex-presidente também foi submetido a um exame de tomografia, que mostrou lesões no pulmão que, segundo o comunicado oficial, são compatíveis com "broncopneumonia associada à Covid-19".

A broncopneumonia é uma inflamação dos brônquios, enquanto a pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões. Geralmente causada por bactérias mais comuns, a broncopneumonia costuma ser mais branda.

Em nota oficial, ele afirma que cumpriu a quarentena no país e que não precisou ser internado. O ex-presidente afirma ainda “que decidiu comunicar a doença apenas na chegada ao Brasil para preservar sua família e a dos demais infectados”. Lula voltou a São Paulo na quarta-feira (20).

Lula viajou com com uma comitiva de um total de nove pessoas, e apenas uma não teve resultado positivo para coronavírus. O único a ser internado foi o escritor Fernando Morais, que teve complicações pulmonares.

 Foto: Divulgação/Instituto Lula 

Diagnóstico de Covid-19

De acordo com o comunicado, Lula chegou à Cuba no final de dezembro para as gravações de um documentário. Ele viajou com sua esposa, a socióloga Rosângela da Silva, conhecida como Janja, e outras sete pessoas. Todos se submeteram a exames diagnósticos do tipo RT-PCR no Brasil, antes de viajar; no dia 21 de dezembro, quando chegaram em Cuba; e no dia 26 de dezembro, seguindo os protocolos cubanos de testagem de viajantes.

Nos exames feitos no dia 26, Lula e outros sete integrantes da comitiva tiveram resultados positivos para Covid-19. Apenas uma jornalista que acompanhava o grupo obteve o teste negativo.

Em nota, o ex-presidente diz que apenas uma pessoa, das 8 que foram diagnosticadas com a doença, precisou de internação hospitalar.

No comunicado, Lula agradece a “dedicação dos profissionais de saúde e do sistema de saúde pública cubano” e diz que o médico e ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanhou a evolução da doença, “em contato direto e diário com os médicos cubanos”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES