OMS emite alerta para alta global em casos e mortes por Covid-19

Tedros Adhanom está preocupado com novos casos e defendeu medidas para conter avanço do novo coronavírus

Avalie a matéria:
Tedros Adhanom está preocupado com novos casos e defendeu medidas para conter avanço do novo coronavírus.-Foto: Reuters | Tedros Adhanom está preocupado com novos casos e defendeu medidas para conter avanço do novo coronavírus.-Foto: Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), emitiu um alerta às autoridades nesta segunda-feira (12), para o aumento recente nos casos e mortes por Covid-19 durante entrevista coletiva virtual. 

Ele ainda comentou que a entidade não defende "lockdowns sem fim", mas medidas combinadas, "adequadas e ágeis" para conter o problema.

O diretor da OMS lembrou que houve recuo nos casos do vírus pelo mundo entre janeiro e fevereiro, num período de seis semanas seguidas. "Nós temos agora sete semanas seguidas de alta nos casos, e quatro semanas de avanço das mortes", atestou, citando "grandes aumentos" nos registros em vários países da Ásia e do Oriente Médio.

Tedros Adhanom está preocupado com novos casos e defendeu medidas para conter avanço do novo coronavírus.-Foto: Reuters

A autoridade da OMS ressaltou que o aumento de casos ocorre apesar de mais de 780 milhões de doses de vacinas terem sido administradas globalmente. "Não se enganem. As vacinas contra a Covid-19 são um instrumento vital e poderoso, mas não são o único instrumento", advertiu, defendendo, também, medidas como o distanciamento social e o uso de máscaras para conter os contágios.

Conforme Adhanom, há "confusão, complacência e inconsistências em medidas de saúde pública e na aplicação delas", o que acarreta aumento da transmissão dos vírus e das mortes. "É preciso uma abordagem consistente, coordenada e abrangente", defendeu o diretor-geral da entidade. "A OMS não quer lockdowns sem fim. Os países que têm se saído melhor têm adotado uma combinação de ações sob medida, mensuradas, ágeis e baseadas em evidências", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES