Piauí tem mais de 755 mil doses de reforço contra a Covid-19 em atraso

É essencial para o enfrentamento a pandemia que todas as pessoas completem o seu ciclo vacinal com todas as etapas de vacinação.

Piauí tem mais de 755 mil doses de reforço contra a Covid-19 em atraso | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados do painel Vigivac da Fiocruz, que acompanha a questão das doses de vacina da covid-19 que estão atrasadas em cada estado brasileiro, apontam que o Piauí, até o mês de Maio de 2022, conta com 755.519 doses referentes a etapa de reforço da imunização em atraso. A informação levanta um alerta , uma vez que é essencial para o enfrentamento a pandemia que todas as pessoas completem o seu ciclo vacinal com todas as etapas de vacinação.

O Secretário de Estado da Saúde Néris Júnior chama a atenção para a responsabilidade que todos devem ter, no momento de buscar a imunização completa. “Todos os especialistas e estudos apontam a necessidade de um ciclo de vacina completo para reduzir a chance de casos graves da doença. Assegurar a cobertura vacinal completa de todos é essencial para que os impactos da pandemia de covid-19 na saúde pública continuem reduzindo, como o nosso estado já vinha apresentando redução de casos e óbitos”, destacou o secretário.

Além de reduzir a possibilidades de casos graves da doença e consequentemente reduzir a necessidade de internações na rede pública de hospitais, o ciclo  vacinal completo reduz as chances do surgimento de variantes da doença,  como explica Herlon Guimarães, superintendente de atenção básica da Secretaria de Estado da Saúde.

Piauí tem mais de 755 mil doses de reforço contra a Covid-19 em atraso (Foto: Divulgação)

“A pessoa sem o esquema vacinal completo abre possibilidades para que o vírus venha a evoluir no seu organismo para estados mais graves, e nós sabemos que esta é uma doença que em seus piores casos leva ao óbito, é essencial evitarmos que estes quadros graves. Outro ponto é que as brechas na saúde pública criadas por pessoas que não completam o esquema vacinal são grandes, aumento no número de casos e de casos graves,   evolução para óbitos e o surgimento de variantes são resultados de esquema vacinal incompleto”, explica o superintendente.

O aumento do número de novos casos já pode ser percebido em vários estados brasileiros, no Piauí o Comitê de Operações Emergenciais já adotou medidas na última sexta-feira, como a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados, reforço no programa busca ativa para identificação de novos casos e envio de testes para s municípios.

“Observando o cenário local e nacional nosso COE adotou algumas medidas para evitar que o número de casos volte a crescer no estado. O Piauí é um exemplo a ser seguido no enfrentamento a pandemia, mas é preciso que a população busque suas vacinas e complete seu esquema vacinal, pois além, das medidas adotadas pelos setores da saúde pública o esquema vacinal completo é nossa principal arma para enfrentarmos a Covid-19 e voltarmos a uma realidade mais próxima de antes da pandemia”, reforçou o Secretario Néris Júnior. 

Segundo dados do Vacinômetro da Sesapi, atualmente o estado conta com 70,75% do público elegível já com a primeira dose de reforço e apenas 11,66% da população elegível  com sua segunda dose de reforço. No estado a vacina em primeira e segunda dose está liberada para toda população acima de 05 anos de idade, a primeira dose do reforço para os indivíduos a partir de 12 anos, que receberam a segunda dose há 04 meses ou mais e também a segunda dose do reforço para aqueles acima de 18 anos de idade, que tomaram o primeiro reforço, há 04 meses ou mais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES