SEÇÕES

Por que o governo voltou a recomendar vacina contra covid para adolescentes - Portaria

A decisão foi comunicada pelo secretário-executivo da pasta, Rodrigo Moreira Cruz, segundo quem o recuo se deu após as autoridades descartarem a relação causal da vacinação com a morte de uma adolescente. - Portaria

Slide 2 de 7

Portaria

Siga-nos no

Na quinta-feira (16/9), o Ministério da Saúde havia divulgado uma portaria recomendando a suspensão da vacinação de adolescentes sem comorbidades. De acordo com a normativa, adolescentes só deveriam ser vacinados se tivessem algum fator de risco para a covid-19, como doenças cardíacas, diabetes ou imunossupressão.

Na ocasião, o governo argumentou que a suspensão ocorria após a morte de uma adolescente que havia sido imunizada. Havia suspeitas de que a morte dela tivesse relação com a vacina, o que demandaria uma investigação sobre o caso. Essa relação foi a que acabou descartada após análise.

Além disso, o governo disse que havia detectado registros de adolescentes que teriam sido vacinados com imunizantes não autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Até o momento, a única vacina autorizada para a imunização de adolescentes é a Comirnaty, fabricada pela Pfizer/Biontech.

Carregue mais