“Algumas pessoas que estão totalmente vacinadas contra COVID-19 podem ficar doentes porque as vacinas não são 100% eficazes”, explica o CDC . A possibilidade é pequena, mas existe, e isso implica que em alguns casos você pode ser infectado.
De acordo com estudos conduzidos em condições reais , após duas doses as vacinas Pfizer e Moderna são 90% eficazes na prevenção de infecções, mesmo as assintomáticas. A boa notícia é que, em caso de contrair o vírus, a vacina pode ajudar a não adoecer gravemente, explica a instituição.
Uma nota: o CDC diz que as informações atuais sugerem que as vacinas sendo usadas nos Estados Unidos (que têm autorização de emergência da Food and Drug Administration) “oferecem proteção contra a maioria das variantes .” No entanto, eles alertam que “algumas variantes podem fazer com que algumas pessoas adoeçam, mesmo com a vacina completa.”
E as outras vacinas? Da AstraZeneca , do Sputnik V e do Sinovac , que estão sendo implantados em diversos países da América Latina e / ou Europa, eles apresentam níveis de eficácia diferentes na prevenção de infecções. Como nos Estados Unidos, nenhum é 100% eficaz, portanto, você também pode obtê-lo após recebê-lo.