SEÇÕES

Saiba quais as reações mais comuns às vacinas e como tratar - As reações aos imunizantes são comuns? Como lidar com elas?

A imunização contra a Covid-19 e a chegada de novas vacinas ao Brasil tem gerado dúvidas em relação às possíveis reações colaterais e como elas devem ser tratadas - As reações aos imunizantes são comuns? Como lidar com elas?

Slide 2 de 6

As reações aos imunizantes são comuns? Como lidar com elas?

Siga-nos no

É esperado que as pessoas que tomaram a vacina possam sentir indisposição, começando nas primeiras 24 a 48 horas depois de receberem a dose, com melhora prevista para poucos dias após a aplicação. Caso os sintomas persistam após o terceiro dia, é necessário ir ao médico para saber se não está com covid-19, porque eventualmente é possível que se tenha contraído o vírus antes de tomar a vacina.

Raquel Stucchi, afirma que qualquer vacina pode gerar sintomas leves como dor, vermelhidão e quentura no local da aplicação, além de febre e dor no corpo. Esses sinais são solucionados com uma compressa de água fria e a ingestão de antitérmico e analgésico.

As reações da vacina acontecem justamente porque o sistema imunológico está trabalhando para proteger o indivíduo. O infectologista Leonardo Weissmann destaca que "a ausência de reações não é um problema nem significa falta de proteção". "As vacinas são eficazes, independentemente de ter ou não ter efeitos adversos", diz.

Carregue mais