Sem estoque, nove capitais suspendem a 2ª dose da Coronavac

Outras sete capitais estão com o estoque baixo e a imunização está ameaçada

Segunda dose da Coronac está suspensa em nove capitais ( foto: Raissa Moraes) | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As capitais Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO) e Recife (PE) já suspenderam a aplicação da segunda dose da Coronavac por falta de estoque. Outras sete capitais, estão com baixo estoque do imunizante: Boa Vista, Curitiba, João Pessoa, Macapá, Maceió, Natal e Salvador.

As capitais argumentam que seguiram a orientação do Ministério da Saúde e aplicaram todas as doses disponíveis, já que tinham expectativa de receber uma nova remessa do imunizante . A Prefeitura de Belo Horizonte publicou uma nota de esclarecimento, informando que, “não guardou as segundas doses para os idosos com idade entre 64 e 67 anos”, conforme foi orientada pelo Governo Federal.

Segunda dose da Coronac está suspensa em nove capitais ( foto: Raissa Moraes) 

A falta de planejamento do Ministério da Saúde é o motivo da suspensão ou atraso da segunda dose da Coronavac. Isso porque o órgão tem mudado com frequência as orientações sobre a vacinação.

No mês de fevereiro, o então ministro Eduardo Pazuello orientou que os municípios utilizasse todo o estoque de vacina com a primeira dose, garantindo o estoque para segunda. Logo depois, o Ministério da Saúde recomendou um revezamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES