Timon: Barreira sanitária identifica casos suspeitos de Covid-19

Barreiras sanitárias foram montadas, nesta sexta (16) e sábado (17), na Ponte da Amizade, para identificar casos suspeitos

Aferição de temperatura na barreira sanitária em Timon | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na tentativa de detectar casos suspeitos e evitar a propagação da Covid-19 entre Timon e Teresina, foram montadas barreiras sanitárias na Ponte da Amizade, com o objetivo, também, de conscientizar a população sobre a doença e orientar sobre a prevenção e diagnóstico. A ação iniciou nesta sexta-feira (16) e vai prosseguir neste sábado (17), em horários alternados. Também haverá distribuição de máscara e aferição da temperatura de motoristas e de outras pessoas  que passarem pela ponte.

Somente nesta sexta-feira (16), cinco casos suspeitos foram identificados e encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde referenciadas, de acordo com a diretora da Vigilância Sanitária de Timon, Darlla Juliana, em entrevista ao meionorte.com.

“A barreira sanitária é de caráter educativo. As abordagens têm como função identificar se as pessoas em deslocamento apresentam sintomas da Covid-19, caso sim, a Vigilância encaminha  para as UBS de referência, as pessoas que apresentam sintomas para teste rápido”, explicou a diretora, que ainda acrescentou que as medidas preventivas estão sendo tomadas pelos profissionais de saúde. 

“Estamos orientando que na abordagem respeitem a distância de 2 metros e façam uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual)”, finalizou.

Na barreira ocorre a aferição de temperatura corporal, que acima dos 37.6 graus é um dos indicativos de acometimento da doença. Somente nesta sexta-feira, foram abordados 385 veículos. 

Aferição de temperatura corporal é uma das ações na barreira sanitária | FOTO: Divulgação

Ponte Metálica interditada

A partir da zero hora deste sábado (17) até as primeiras horas da manhã de segunda-feira (19), a Ponte Metálica, que liga Timon a Teresina (PI), será interditada nos dois sentidos. Essa é uma das ações da Prefeitura de Timon para reduzir os índices da Covid-19 no município, que já registra quase 15 mil casos confirmados e mais de 300 mortes, desde o início da pandemia. 

Ponte Metálica ficará interditada no final de semana | FOTO: Divulgação

Funcionamento do comércio

Entre outras medidas que vigoram neste final de semana em Timon, publicadas no decreto Nº 265, de 10 de abril de 2021, está a permissão para o funcionamento do comércio neste sábado (17), de 8h às 12h, exclusivamente por delivery. No domingo (18) as lojas estarão fechadas. Bares, restaurantes, lanchonetes e balneários só podem funcionar nas modalidades Delivery, Drive-Thru ou retirada no local, até 23h, até domingo (18).

Os serviços essenciais como supermercados, farmácias, oficinas mecânicas, postos revendedores de combustível, hotéis, serviços funerários, entre outros, seguem permitidos.

Restrições para atividades religiosas

Durante este final de semana, fica autorizada a realização de atividades de cunho religioso, desde que obedeça a ocupação máxima de até 50% da capacidade do local e atendendo às normas sanitárias previstas como o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento entre pessoas.

FISCALIZAÇÃO

As fiscalizações para o cumprimento do decreto municipal são feitas pela Força-Tarefa formada Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Vigilância Sanitária, DMTRANS, Conselho Tutelar, Ciretran, Procon, Ouvidoria, Polícias Civil e Militar,além do Corpo de Bombeiros e apoio do Ministério Público Estadual.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES