Vacinação de policiais e professores será antecipada em todo país

Governadores pedem que profissionais sejam ‘prioridade das prioridades’ do Plano Nacional de Imunização; em São Paulo, forças de segurança serão vacinadas a partir do dia 5 de abril

vacina | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após pressão de secretários de todo país, o Ministério da Saúde decidiu antecipar a vacinação de agentes de segurança diretamente envolvidos no combate à pandemia. Nesta terça-feira, 30, governadores do Nordeste enviaram ofícios ao presidente Jair Bolsonaro, e aos ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Educação, Milton Ribeiro, pedindo que professores e policiais sejam “prioridade das prioridades” do Plano Nacional de Imunização (PNI). Um decreto do Piauí colocou esses profissionais entre os primeiros a ser imunizados. 

LEIA MAIS:  Vacina: Piauí inclui professores,policiais e bombeiros como prioridade

Ministério da Saúde vai antecipar imunização de policiais e professores em todo Brasil

O presidente do Consórcio Nordeste e governador do Estado, Wellington Dias, fez um apelo para que a diretriz seja válida em todo o país. “Para que a gente tenha condições de iniciar vacinação, iniciar por aqueles quem têm ligação direta com saúde, até que a gente possa ter essa regulamentação nacional. Também encaminhei ao Ministério da Saúde o pedido para que aprove uma regra nacional.”

Em São Paulo, policiais e professores já foram incorporados ao calendário de imunização. As forças de segurança serão vacinadas a partir do dia 5 de abril e os professores que atuam no ensino básico e médio e têm mais de 47 anos receberão a primeira dose a partir do dia 12 de abril. 

Um estudo da Universidade de Zurique em parceria com a Secretaria de Educação de São Paulo revelou que a retomada das aulas no fim do ano passado não causou aumento de casos e nem mortes por Covid-19 no Estado. Os pesquisadores não descartam que as unidades possam ser pontos de atenção para a transmissão da doença, mas dizem que são ambientes mais seguros uma vez que representam apenas uma parcela pequena da população municipal, com menor impacto na mobilidade local.

O subsecretário da Seduc, Patríck Tranjan, reforça que as escolas são locais controlados, apesar do avanço das variantes. “Não é porque as escolas é mais segura para a sociedade que a gente não tenha que cumprir protocolos. As escolas são seguras justamente porque os protocolos são mais facilmente monitorados. É mais fácil ter o cumprimento deles na escola do que dentro de um bar. A contaminação pelo coronavírus, independente da variante, ocorre da mesma maneira. Se estamos constantemente vigilante a respeito dos protocolos sanitários, a gente tende a se prevenir da infecção”, disse. 

O levantamento feito em 131 cidades revelou que os dados não mudaram mesmo nas regiões mais pobres e com maior número de idosos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES