As transferências de jogadores de futebol movimentam o mercado esportivo e chamam a atenção do público, com valores que chegam a 222 milhões de euros. Nomes como Neymar, Mbappé aparecem entre as contratações mais caras do futebol. Uma curiosidade é que as movimentações de compra e venda dos jogadores são processos comuns no futebol e algumas dessas transferências se destacam pelos valores.
Quais são as contratações mais caras do futebol?
Sendo um mercado cada vez mais movimentado e competitivo, o futebol sempre vem alcançado números expressivos. De acordo com o relatório Raio-X do Mercado, criado pela CBF, as negociações envolvendo clubes ou jogadores brasileiros chegaram a R$2,2 bilhões em 2021.
1. Neymar
Liderando a lista das contratações mais caras do futebol, aparece o jogador brasileiro: Neymar Jr. A sua transferência garantiu a ele o primeiro lugar entre as movimentações de maior valor levou o jogador do Barcelona para o Paris Saint-Germain (PSG). Sendo negociado por 222 milhões de euros. A transação ocorreu nos anos de 2017, quebrando o recorde mundial no momento da transferência, sendo a única a ultrapassar a marca de 200 milhões de euros até hoje.
2. Kylian Mbappé
Chamou a atenção na Copa do Mundo de 2022 sendo o artilheiro do torneio e essa não foi a primeira vez que seu talento ganhou destaque no universo do futebol. Nos anos de 2017, o jogador foi transferido do Monaco para o Paris Saint-Germain em uma negociação de 180 milhões de euros, sendo assim o segundo lugar entre as contratações mais caras da história do futebol.
3. Ousmane Dembélé
A terceira maior contratação do futebol mundial é do jogador francês Ousmane Dembélé. Por 140 milhões de euros, o ponta direita foi vendido do clube alemão Borussia Dortmund para o Barcelona. Essa negociação aconteceu em 2017, quando Dembélé tinha 20 anos. O jogador segue no Barcelona, com contrato previsto para terminar em 2024.
4. Philippe Coutinho
O segundo jogador brasileiro que aparece nas contratações mais caras do futebol é Philippe Coutinho, integrante da seleção brasileira. Ele entrou para a lista de transferências mais caras atuando no futebol europeu. Em 2018, o meia foi contratado pelo Barcelona em negociação com o Liverpool. A transferência registrou 135 milhões de euros.
5. João Félix
O jogador português também aparece entre as transferências mais caras do futebol, com uma transação no valor de 127 milhões de euros. A negociação aconteceu com o clube português Benfica, que vendeu o jogador para o time espanhol Atlético de Madrid por esse valor em 2019. Hoje, Félix joga pelo Chelsea FC por empréstimo que deve durar até o final da temporada de 2023, em junho. No Atlético de Madrid, o contrato do atacante está previsto para terminar em 2027.