SEÇÕES

Aeroporto mais estranho do mundo? Pilotos precisam evitar trens em pista

Aviões e trens precisam estar sincronizados para que a operação no local aconteça de forma segura

Pista de aeroporto na Nova Zelândia | Foto: Divulgação
Siga-nos no

Ao redor do mundo, as áreas destinadas à movimentação de aviões nos aeroportos seguem rígidas normas de segurança. No entanto, um terminal regional localizado no subúrbio de Elgin, na Ilha Norte da Nova Zelândia, se destaca por uma peculiaridade: ele é um dos poucos no mundo com uma linha de trem que atravessa sua pista de pousos e decolagens.

Nesse aeroporto, pilotos e maquinistas precisam seguir um cronograma preciso para coordenar, com segurança, a movimentação dos aviões e a passagem dos trens. Para auxiliar na operação, a pista chegou a contar com luzes vermelhas piscantes, que indicavam o fechamento temporário da área durante a aproximação de um trem. Já as luzes verdes sinalizavam que a pista estava liberada para uso aéreo.

O sistema de sinalização foi desativado após mais de duas décadas em funcionamento, devido à descontinuação da linha regular de trens. Na época da remoção dos sinais, alguns pilotos expressaram preocupações quanto à segurança dos pousos. No entanto, os controladores de tráfego aéreo do Aeroporto de Gisborne asseguraram que a retirada da sinalização não afetaria as operações.

Trem e avião alinhados na pista — Foto: Wikimedia Commons 

Frequentemente listado em sites que destacam os “aeroportos mais curiosos do mundo”, acredita-se que a linha férrea já existia muito antes de as autoridades locais decidirem, por volta da década de 1940, transformar a área em um aeródromo.

Os controladores de tráfego aéreo sempre coordenaram os cruzamentos entre trens e aeronaves. Desde o fim do serviço regular da KiwiRail entre Gisborne e Napier, apenas trens do clube local cruzam a pista. Agora, os controladores tratam os trens como qualquer outro veículo, exigindo autorização verbal para atravessar. A desativação das luzes se deve, em parte, ao alto custo de manutenção.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também