A fobia pode ser definida como um sentimento de medo exagerado ou aversão que causa angústia intensa e persistente em relação a objetos, circunstâncias, e outras coisas. Várias pessoas conhecem a claustrofobia, aracnofobia, tripofobia ou agorafobia, e a amaxofobia, quem conhece?.
Segundo a Organização Mundial da Saúde
Cerca de 6% dos brasileiros sofrem com essa condição, o que corresponde a cerca de 2 milhões de pessoas que precisam lidar com um medo incapacitante que está relacionado a algo muito comum, de cotidiano e que até pode parecer trivial para muita gente.
Mas afinal de contas, o que é a Amaxofobia?
É o medo extremo de dirigir, ou até mesmo de estar em qualquer veículo. Podendo ser desencadeada pela preocupação de causar acidente ou perder o controle da direção, provocando estresse e ansiedade. E esse pavor de dirigir não está necessariamente ligado ao veículo em si, mas aos contextos que envolvem a mobilidade, como vivências pessoais e sociais.
atinge mais quem?
As mulheres, que ocupam 80% desse grupo. Acontecendo devido a uma série de fatores sociais, culturais e psicológicos.
Principais sintomas da Amaxofobia
Angústia;
Taquicardia;
Suor excessivo;
Dores abdominais;
Tremores;
Dificuldades de raciocínio.
Como perder o medo de dirigir
A amaxofobia afeta não somente o bem-estar mental, mas também físico dos indivíduos e por isso demanda atenção e intervenções apropriadas.