SEÇÕES

Astronautas da Nasa chegam à Terra no 1º retorno da história por problema de saúde

Ela deixou a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) com quatro membros de uma tripulação da Nasa na quarta, após 167 dias no espaço.

Astronauta da Nasa | Foto: Reprodução/X/Nasa
Siga-nos no

A espaçonave Dragon, da SpaceX, chegou à Terra na madrugada desta quinta-feira (15). A cápsula deixou a Estação Espacial Internacional (ISS) na quarta-feira, trazendo de volta quatro membros da tripulação da Nasa após 167 dias no espaço. O retorno foi antecipado devido a um problema de saúde que afetou um dos astronautas.

A missão contou com os astronautas Zena Cardman e Mike Fincke, da Nasa, Kimi Yui, da Agência de Exploração Espacial do Japão (JAXA), e o cosmonauta Oleg Platonov, da Roscosmos, agência espacial da Rússia.

Pouso ocorreu no mar da Califórnia

A cápsula pousou no oceano, na costa da Califórnia, próximo a San Diego, por volta das 0h45 no horário local (5h45 no horário de Brasília). A aterrissagem foi realizada com o auxílio de paraquedas, após uma descida de mais de 10 horas desde a ISS e a reentrada na atmosfera terrestre, que foi transmitida ao vivo pela Nasa e pela SpaceX.

Foto: Reprodução/X/Nasa

Equipes a bordo do navio de recuperação da Nasa, com apoio de duas lanchas rápidas, garantiram a segurança da espaçonave durante a operação. Após os procedimentos iniciais, a Dragon foi içada para o convés principal, onde os astronautas deixaram a cápsula em segurança.

Astronautas passam por avaliação médica

A Nasa informou que os quatro tripulantes foram encaminhados para um hospital local para avaliações adicionais. A agência não divulgou o nome do astronauta nem detalhes da condição médica, citando privacidade, mas confirmou que o quadro é estável.

Foto: Reprodução/X/Nasa

Após uma noite de internação programada, a tripulação seguirá para o Centro Espacial Johnson, da Nasa, em Houston, onde reencontrará familiares e passará por procedimentos padrão de recondicionamento e avaliações pós-voo.

Apesar da saída dos quatro integrantes do Crew-11 da SpaceX, a Expedição 74 continuará em operação na Estação Espacial Internacional, com três tripulantes a bordo.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também