A partir desta segunda-feira (24), a Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, começará a passar por um serviço de peneiramento da areia. A medida será feita para retirar resíduos que apareceram depois da movimentação causada pelas obras de macrodrenagem na orla.
Para o trabalho, a prefeitura vai usar máquinas como patrola, retroescavadeira e uma escavadeira equipada com uma pá que separa a areia de materiais maiores. Além disso, equipes farão a coleta manual quando for preciso. A previsão é de que o serviço dure cerca de duas semanas.
O objetivo é deixar a praia mais limpa e segura para moradores e turistas, principalmente com a aproximação do verão. A Praia Central é um dos pontos mais visitados da cidade e passou por uma grande obra de alargamento em 2021.
Os trabalhos devem começar às 8h, entre o Pontal Norte e a região próxima à Avenida Alvin Bauer, onde já ocorreram intervenções da macrodrenagem. Em alguns trechos, também será feito nivelamento da faixa de areia, conforme a necessidade identificada pelas equipes.
Por causa do serviço, as quadras esportivas perto da área das obras serão retiradas até a noite deste domingo (23). Elas só serão recolocadas depois que todo o trabalho for concluído.
Valor e andamento da macrodrenagem
O peneiramento faz parte da obra de macrodrenagem, que tem custo total de R$ 53 milhões. Na parte Norte, já foram instalados 5.290 blocos de concreto armado em galerias subterrâneas que somam 2,4 km de extensão.
Essas estruturas possuem extravasores de emergência, que funcionam como uma espécie de válvula de segurança durante chuvas fortes, evitando alagamentos. A prefeitura informa que 40% das obras já foram concluídos. Os trabalhos serão interrompidos durante a temporada de verão.
O que é a macrodrenagem?
A macrodrenagem é um conjunto de obras que ajuda no escoamento da água da chuva e na prevenção de enchentes na área central da cidade. Segundo a prefeitura, essa estrutura também é importante para manter o alargamento da faixa de areia da Praia Central e permitir futuras melhorias na orla.