- Após 1 ano, os cuidados continuam os mesmos, mas pode inserir outros na rotina, como higienizar sempre os brinquedos com álcool ou hipoclorito;
- Evite locais aglomerados;
- Higienize sempre as mãos da criança com água e sabão, mas quando não for possível, utilize o álcool a 70%. “Lembrando sempre que em crianças o uso do álcool deve ser em pouca quantidade e deve-se certificar que o álcool tenha sido absolvido pela pele (que esteja seca), pois a pele da criança é sensível e pode apresentar irritações”, alerta Renata Nobre.
- Se possível, evite o contato direto com idosos, mas caso seja inevitável, o recomendado é que os avós sempre estejam de máscaras, realizando a troca da máscara a cada 2 horas e higienizando sempre as mãos com água e sabão.
- Sinais como febre acima de 38°C ou desconforto respiratório com batimentos de asa de nariz alertam para que se procure emergência. “Lembrando que ao surgimento de algum sintoma, os pais devem contactar sempre o pediatra que já faz acompanhamento da criança”, recomenta Renata Nobre.