SEÇÕES

Blade Runner: 7 previsões para 2019 que o filme acertou e errou - Os robôs do filme são muito mais inteligentes

37 anos depois do lançamento da versão cinematográfica da obra de ficção científica, quantas das previsões popularizadas pelo filme se concretizaram. - Os robôs do filme são muito mais inteligentes

Slide 2 de 8

Os robôs do filme são muito mais inteligentes

Siga-nos no

Na adaptação de Ridley Scott, Rick Deckard atua como um policial designado para caçar e matar os androides conhecidos como replicantes. Os robôs da geração Nexus 6 eram descritos como "virtualmente idênticos aos humanos" e "com inteligência equivalente aos engenheiros genéticos que os criaram".

Quando o grupo de replicantes chega tenta estender ilegalmente seu prazo de validade de quatro anos, Deckard dá início a sua caçada. Hoje, fora da ficção, robôs não têm a aparência hiper-realista dos androides de Blade Runner.

E mesmo quando assumem uma forma humanoide, a exemplo da Sofia da Hanson Robotics, eles surgem geralmente com conversas truncadas ou piadas previstas em um roteiro prévio. Estão longe das reflexões existenciais dos replicantes cinematográficos sobre mortalidade e "lágrimas na chuva".

Mas a inteligência artificial está em crescente aprimoramento. Nesta semana, a empresa DeepMind (ligada ao Google) afirmou ter criado os primeiros "agentes" que atingiram o topo da liga de Starcraft 2, um dos esportes eletrônicos mais populares do mundo.

E como os "modelos de prazer básico" do filme, dispositivos para usos sexuais também deram origem a uma crescente indústria de sexo robótico, que já oferece até um bordel na Europa. 

Carregue mais