SEÇÕES

Blade Runner: 7 previsões para 2019 que o filme acertou e errou - Residências também estão ficando inteligentes

37 anos depois do lançamento da versão cinematográfica da obra de ficção científica, quantas das previsões popularizadas pelo filme se concretizaram. - Residências também estão ficando inteligentes

Slide 4 de 8

Residências também estão ficando inteligentes

Siga-nos no

Assistentes virtuais têm papel proeminente no filme. Ao chegar em casa, Deckard precisa dar um comando de voz para ser identificado. Ele responde falando e digitando "Deckard 97". "Obrigado", responde o assistente com voz feminina.

No mundo real, a Alexa da Amazon e o Google Assistente pode nos identificar por meio de padrões de voz e personalizar a comunicação a partir disso. Eldon Tyrell, fundador da fictícia Tyrell Corporation (que fabrica os replicantes), também usa um assistente virtual.

Mas sua predileção por luz de velas em vez de lâmpadas conectadas pela internet seria impossível hoje com os sistemas de "casas inteligentes" disponíveis hoje. No quesito segurança, Deckard usa uma chave inteligente para abrir a porta de sua casa.

O norueguês Tor Sørnes lançou o primeiro dispositivo desse tipo nos anos 1970. Hoje, esses cartões são amplamente usados em hotéis ao redor do mundo. Mas a onda mais recente de fechaduras inteligentes incorporou sinais emitidos pelo celular e leitores biométricos.

Carregue mais