Cajuína, maria isabel e cabeça de cuia: Veja 7 curiosidades sobre o Piauí
- 7. Lenda do Cabeça de Cuia
O Piauí, assim como os outros estados do Nordeste, é muito rico em manifestações culturais, como festivais de música, danças e festas religiosas. E também, tem uma gastronomia diferenciada e costumes bem peculiares.
- 7. Lenda do Cabeça de Cuia
Crispin era um jovem pescador que vivia com sua mãe, na vila do Poti, em Teresina. A vida dos dois era muito difícil, pois faltavam muitas coisas, inclusive comida.
Como a mãe era doente, Crispin começou a trabalhar muito cedo para o sustento da família. Um dia, o jovem não conseguiu pescar e em sua casa não tinha nada para comer, então, pediu a mãe que fizesse algo, pois ele estava com muita fome.
A senhora fez uma sopa bem rala apenas com osso de boi e o pescador detestou. Revoltado com a situação, Crispin matou a própria mãe; antes de morrer, a mulher amaldiçoou o filho, dizendo que ele teria que viver pra sempre com sua cabeça em formato de cuia e que só se livraria da maldição, depois de comer 7 Marias virgens no rio Poti.
Pode parecer algo surreal para outras regiões do Brasil, mas essa lenda é tão presente no Piauí que dizem que até hoje tem Maria que não entra no rio.