Câncer, AVC...Saiba sete doenças que o fumante passivo pode ter - Câncer de pulmão

O cigarro também traz consequências graves à saúde do fumante passivo, não só ao ativo - Câncer de pulmão

Slide 4 de 7
Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Câncer de pulmão

O que é? O segundo tumor maligno mais comum em homens e mulheres no Brasil. Em cerca de 85% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco.

Sintomas Eles só aparecem em estágios mais avançados da doença, que são tosse persistente, catarro com sangue, dor no peito, rouquidão, piora da falta de ar, perda de peso e de apetite, pneumonia recorrente ou bronquite e sentir-se cansado ou fraco.

O sistema cardiovascular também é afetado quando uma pessoa fica exposta à fumaça do cigarro, que é um dos maiores agressores do endotélio (aquela parede de células que recobre os vasos sanguíneos). Isso faz com que as artérias fiquem mais vulneráveis ao acúmulo de gordura (aterosclerose), podendo causar o infarto, por exemplo.

O risco aumenta quando o paciente já tem um histórico de doenças cardiovasculares. "Em especial, pessoas que já sofreram infarto e fizeram angioplastia (cirurgia que repara um vaso deformado, estreitado ou dilatado). Além de pacientes que têm diabetes e hipertensão", explica Abrão Cury, cardiologista do HCor (Hospital do Coração).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES