“Chip da beleza” pode alterar clitóris e mudar a voz; veja 10 pontos - 2. Por que o implante de gestrinona foi criado?

De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), não existem dados suficientes que validem o uso do dispositivo, seja para fins estéticos ou não. - 2. Por que o implante de gestrinona foi criado?

Slide 3 de 11
Avalie a matéria:

2. Por que o implante de gestrinona foi criado?

Segundo a ginecologista Gabriela Pravatta Rezende, o uso da gestrinona na forma oral já é um velho aliado dos médicos no tratamento de algumas doenças que são dependentes de estrogênio, como a endometriose, miomas e adenomiose. No organismo, a gestrinona atua como um inibidor de estrogênio, limitando sua atuação, ao mesmo tempo que estimula a produção de testosterona - motivo pelo qual ela é utilizada no tratamento de doenças que dependem do estrogênio.

"A gente usava gestrinona por via oral, mas a gente acabou deixando a gestrinona de lado porque foram sendo descobertas outras medicações que tinham um efeito bom no controle dessas doenças e menos efeitos colaterais", afirma Rezende, que também é membra da comissão especializada em ginecologia endócrina da Febrasgo. "Atualmente, alguns profissionais fazem uso da gestrinona na forma de implantes para o tratamento da endometriose e também pelo apelo na contracepção - embora, para esse último, não exista nenhum estudo no mundo que valide o implante hormonal como contraceptivo", completa Rezende.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES