A mineira Laysa Peixoto anunciou nesta quinta-feira que integrará o voo inaugural da Titans Space, empresa privada do setor aeroespacial. Segundo ela, participará de missões tripuladas com destino a estações espaciais privadas, além de futuras expedições à Lua e a Marte.
Ainda não caiu completamente a ficha, mas sinto uma gratidão imensa por toda a trajetória percorrida até aqui e por todos que fizeram e fazem parte dela. Quem me conhece há mais tempo, pessoalmente ou por aqui, sabe que esse era o sonho mais impossível que eu poderia ter, escreveu Laysa Peixoto, em seu perfil no Instagram.
Segundo a jovem, o primeiro voo da Titans Space será comandado pelo astronauta da NASA, Bill McArthur.
Prosseguirei firme em meu treinamento, com voos suborbitais e missões privadas ao espaço, em paralelo à minha formação como piloto, visando minha primeira designação oficial como astronauta de carreira — o voo inaugural histórico previsto para 2029, disse ainda Laysa.
Em agosto de 2020, aos 18 anos e cursando o 2º período de física na UFMG, Laysa descobriu um asteroide durante uma campanha da Nasa voltada à identificação desses corpos celestes.
Em junho de 2021, Laysa concluiu o curso Advanced Space Academy da NASA, realizado no Space & Rocket Center, em Huntsville, Alabama. A participação foi possível graças a uma vaquinha organizada pelas redes sociais.