SEÇÕES

Com 55 toneladas, maior sino que badala do mundo chega a Trindade

Fiéis vindos de várias regiões do Brasil acompanharam o momento da chegada, em um gesto marcado pela fé.

O sino Vox Patris, o maior do mundo, chegou a Trindade (GO) | Foto: Divulgação
Siga-nos no

Na manhã deste domingo (1º/6), o sino Vox Patris, também chamado de “sino peregrino”, chegou à cidade de Trindade, na região metropolitana de Goiânia, após percorrer um trajeto de mais de 40 dias. Reconhecido como o maior sino em funcionamento no mundo, ele foi acolhido com celebrações religiosas e uma missa ao ar livre. Com informações do Mais Goiás.

RECEPÇÃO DE FIÉIS

Fiéis vindos de várias regiões do Brasil acompanharam o momento da chegada, em um gesto marcado pela fé. Apesar da recepção, o sino ainda não foi tocado. A primeira badalada está prevista para o dia 26 de junho, data que marca o início da Romaria de Trindade, dedicada ao Divino Pai Eterno. Durante o período das festividades, ele soará diariamente; depois, será reservado para ocasiões específicas.

A chegada do sino envolveu uma operação que uniu devotos e autoridades. A logística contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao longo do percurso.

Já na madrugada de domingo, no trevo da Estrada da Fé, entre Goiânia e Trindade, a movimentação de fiéis era intensa. Entre eles estavam Joselita Maria dos Santos, de 55 anos, e Maria Martins, de 65, que aguardavam a passagem do Vox Patris.

“Estou acompanhando o sino desde ontem. Fui onde ele estava no Guanabara, consegui tocar nele, fazer minhas orações, meus agradecimentos. Deus é tão maravilhoso, que esse sino escolheu vir para o Brasil. Para vê-lo eu enfrento o frio, o relógio, faço qualquer coisa, com a força de Jesus. A fé no Divino Pai Eterno é muito grande”, disse a costureira Joselita.

Emocionada, Maria Martins falou de sua devoção. “Há 42 anos eu fiz a minha promessa. Eu estava grávida e precisei fazer procedimentos que me colocavam a mim e a minha gestação em risco, mas nada aconteceu. Então, o Divino Pai Eterno representa tudo para mim. Ao tocar no sino eu estava perto de Deus”, afirmou.

Também presente, a aposentada Márcia Queiroz, moradora de Trindade, relatou: “Nós que moramos aqui em Trindade, somos criados nesse ambiente, é algo que a gente sente, eu me emociono diante de uma simples celebração, a chegada desse sino é um momento muito especial. Um simbolismo muito grande. É muito bonito ver a fé das pessoas e o que ela é capaz”, ressaltou.

HISTÓRICO PELO TAMANHO

O Vox Patris pesa mais de 55 toneladas e será instalado no novo Santuário do Divino Pai Eterno, ainda em construção. De acordo com a Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), não há uma data definida para a instalação definitiva do sino, assim como para a conclusão das obras, que dependem das contribuições dos fiéis.

O conjunto previsto inclui 73 sinos: 68 menores, quatro de porte médio — também vindos da Polônia — e o Vox Patris. O novo templo foi projetado para ser o segundo maior do Brasil e o terceiro maior do mundo, com 145 mil metros quadrados de área construída e capacidade para 8 mil pessoas sentadas.

A produção do sino ocorreu na Europa, com mais de uma década dedicada ao processo. O transporte até Trindade exigiu mais de 40 dias de deslocamento. Segundo a empresa Windlog, responsável pela operação, o trajeto envolveu etapas marítimas e rodoviárias.

O sino partiu de Gdansk, na Polônia, no dia 11 de abril, seguindo até o porto de Hamburgo, na Alemanha. De lá, foi embarcado rumo ao Brasil em uma travessia marítima de 35 dias, desembarcando no Porto de Santos, em São Paulo, no dia 17 de maio.

Na chegada ao litoral paulista, houve uma missa para marcar o momento. Em seguida, o sino seguiu escoltado pela PRF, passando por Minas Gerais até alcançar Goiás, na quinta-feira (29/5). Todo o percurso foi feito com velocidade controlada e envolveu manobras específicas em pontos do trajeto. As escoltas foram responsáveis por garantir a sinalização e a segurança da carga.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também