SEÇÕES

Conheça 5 bilionários que doaram suas fortunas para causas sociais - Chuck Feeney

Assim como Bill Gates, outros bilionários entram para a lista de ricos e benfeitores. - Chuck Feeney

Slide 5 de 5

Chuck Feeney

Siga-nos no

Charles “Chuck” Feeney é o fundador, ao lado de Robert Miller, do Duty Free Shoppers, iniciativa de 1960 que deu ao empreendedor bilhões de dólares enquanto vivia de forma simples, como um monge. Como filantropo, ele foi o pioneiro da ação “Giving While Living”: gastar a maior parte de sua fortuna em grandes apostas de caridade em vez de financiar uma fundação após a morte. A filosofia é: já que você não vai poder levar nada mesmo, por que não abrir mão de tudo, controlar para onde está indo e conferir os resultados com seus próprios olhos?

Feeney deu muito dinheiro para a resolução de grandes problemas: seja trazendo paz para a Irlanda do Norte, modernizando o sistema de saúde do Vietnã ou gastando US$ 350 milhões para transformar a ilha Roosevelt de Nova York, há muito negligenciada, em um centro de tecnologia.

Ele ficou conhecido como “James Bond da filantropia” por fazer duas doações em segredo. Mas tudo veio à tona em 1997, durante uma disputa judicial. Ele também criou sua própria entidade: a The Atlantic Philanthropies, focada em promover equidade e acesso à saúde.

Aos 90 anos, o empresário irlandês-americano concluiu o seu objetivo de doar tudo o que tinha: US$ 8 bilhões. E fechou as portas de sua fundação em 2020. 

Foto: David Cantwell

Carregue mais