Conheça 5 catástrofes globais que podem acontecer amanhã
- O grande deslizamento
De supervulcões para megatsunamis imponentes, estes eventos catastróficos poderiam afetar milhões – e ocorrer mais cedo do que você pensa.
- O grande deslizamento
Na parte inferior do Oceano Pacífico, ao largo da costa oeste da América do Norte, passando pelo norte da Califórnia em direção a ilha Vancouver, existe uma zona de subducção – um lugar onde o solo do Oceano Pacífico está afundando por causa da massa terrestre da América do Norte.
A taxa de movimento do fundo do oceano nessa região é de apenas 40 milímetros por ano, mas a parte superior do sistema está preso, o que significa que a placa tectônica que está na América do Norte, está sendo comprimida. Em algum momento, a pressão que está sendo construída tem que ser liberada e isso vai ser na forma de um grande terremoto, possivelmente de magnitude 9.
Pouco depois dos intensos tremores, a comunidade costeira será atingida por um tsunami que poderia ser pior do que o que ocorreu no Japão em 2011. Cerca de 7 milhões de pessoas vivem nesta região. Cientistas calcularam que nos últimos 10.000 anos, a região sofreu 41 grandes terremotos, que ocorrem com um intervalo médio de 244 anos – o último foi de magnitude 9 há 315 anos atrás.