Conheça a história do criador do macarrão instantâneo

Miojo foi escolhido como a maior invenção do século 20

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No ano 2000, uma enquete feita no Japão perguntou qual invenção nacional do século 20 os japoneses consideravam mais importante. O segundo lugar ficou para o karaokê. A coroa foi do miojo.

O criador do macarrão instantâneo, porém, começou se ferrando muito na vida. Momofuku Ando perdeu os pais ainda criança, assistiu duas guerras mundiais acontecerem e viu seu país ser bombardeado e passar fome. Profissionalmente, ele tentou de tudo: foi diretor de escola, abriu uma empresa de carvão, criou bicho de seda. E viu seus empreendimentos darem errado, um a um. Em 1957, com 47 anos, ele declarou falência.

Se com 20 e poucos anos já tem gente com medo de estar no caminho errado da vida, imagina estar chegando perto dos 50 no Japão da época. A expectativa de vida em 1950 era de 59 anos. Teoricamente, então, Ando já tinha vivido 79% do tempo médio de vida no seu país  e passado a maior parte dela apanhando pessoal e profissionalmente.

Ele reagiu como Luke Skywalker em O Despertar da Força: se isolou. Construiu uma cabana nos fundos da sua casa, onde passava 20 horas por dia. Lá dentro resolveu aprender o que considerava a base da alimentação do Japão: o lámen. Ele colocou 5 regras para o que queria alcançar com o seu novo empreendimento:

Deve ser gostoso e não enjoativo.

Deve ser armazenado na cozinha de casa, e por bastante tempo.

Deve ser muito rápido de se preparar (e feito apenas com água quente)

Deve ser barato

Deve ser seguro

A ideia dele era aproveitar a oportunidade que a fome do pós-guerra trazia. Não foi exatamente o que aconteceu. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES