SEÇÕES

Conheça as 11 plantas mais venenosas e mortais; fique longe delas! - 3. Abrus precatorius (ervilha do rosário)

Em geral, a toxina desses vegetais serve para protegê-los de predadores, mas ela também consegue matar humanos desavisados. - 3. Abrus precatorius (ervilha do rosário)

Slide 10 de 12

3. Abrus precatorius (ervilha do rosário)

Siga-nos no

Também conhecida como “olho-de-caranguejo”, essa é uma plantinha de pode atingir os 60 cm e que possui flores papolíacias de cor violeta, agrupadas em cachos. Em geral, elas nascem junto aos troncos das árvores e pertencem originalmente à região da Indonésia, embora possam ser encontradas em diferentes lugares do mundo.

O veneno que a ervilha do rosário contém, o abrin, é muito parecido com a ricina de outras plantas tóxicas. No entanto, a substância do olho-de-caranguejo é 75 vezes mais forte, portanto a dose letal é muito menor. São necessários apenas 3 microgramas de abrin para matar um adulto.

Dada a sua aparência arredonda, algumas pessoas utilizam a Abrus precatorius como pulseira ou rosário. Óbvio que isso é muito perigoso, visto que teve gente que morreu apenas por furar o dedo com o equipamento utilizado para fazer os buraquinhos nas sementes.

Com informações do Mega Curioso.

Slide 10 de 12
Carregue mais